ARTIGOS

Siga nas Redes Sociais

O que é “Gestão em Saúde”​ ?

Metas, indicadores, resultados, estratégias e fluxos, com certeza quem vive dentro do sistema de saúde de alguma operadora, ou mesmo, dentro do sistema público de saúde, já deve ter se deparado com esses termos em reuniões, e-mails ou memorandos, mas como entender o processo de “Gestão em Saúde”?

Primeiramente devemos entender que todo nosso trabalho na área da saúde depende da gestão, isso se dá pela essência da estruturação de nossa organização de trabalho. Promover gestão nada mais é do que planejar, avaliar, executar e monitorar ações, delimitando claramente objetivos e metas com foco essencial nos resultados, portanto, organizando estruturas de trabalho para que possam resolver os problemas identificados.

E aqui está o segundo ponto mais importante da gestão, identificar problemas, ou seja, demonstrar quais são as situações que não estão em conformidade com o cenário ideal para o conhecimento atual adquirido sobre tal situação. Ficou confuso? Vamos descomplicar com um exemplo: imagine que você médico está identificando um aumento crescente no número de pessoas com glicemia de jejum alteradas em sua população atendida, e isso está acontecendo mesmo na vigência de um programa de orientação dietética adequada e com a disponibilidade de exercícios físicos e de testagem para rastreio de diabetes. Logo, você tem um problema: aumento crescente de casos de diabetes ou pré-diabetes. Identificado o problema, como fazer a gestão dessa situação? Definindo seu objetivo (redução de 50% da população total com glicemia de jejum alterada em 6 meses, por exemplo), você deverá planejar quais ações adicionais serão administradas nessa população, avaliando quais os possíveis impactos, adesões, riscos e outras variáveis, feito isso, execute sua ação e monitore o resultado precocemente, pois gerir um problema é constantemente buscar seu resultado da forma mais otimizada possível.

Com esse exemplo é possível perceber que constantemente estamos inseridos dentro de alguma estratégia de gestão em saúde, delimitada por um problema prioritário, que certamente é ligado diretamente ao seu objetivo final, ou seja, seu resultado. Portanto, perceba que para uma gestão eficiente, é fundamental que seus problemas sejam elencados em prioridades, a depender de onde você quer chegar com seu negócio. Conheça seus problemas e suas metas, não será possível resolver tudo ao mesmo tempo, mas a depender da sua meta, há problemas que são fundamentais serem resolvidos, e outros, que não são prioridades para o seu sucesso e podem ser deixados para o segundo momento.

Gestão em saúde é saber conciliar na mesma estratégia as necessidades e as demandas com os resultados a serem alcançados, passando um plano claro e capaz de ser reavaliado constantemente com foco essencial no objetivo final pré-determinado, na saúde, se estiver pensando no paciente, sua gestão será focada em permitir melhor qualidade de vida e condições de saúde ao individuo; se estiver pensando na instituição, será otimizar recursos e resultados, com fluidez de processos e consolidação de posição frente ao setor.

Dr. Renan Iegoroff – Médico pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), CRM 215250. Pós-Graduando em Gestão Hospitalar pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Desvendando o Sono

Diga adeus à insônia e aprenda hábitos que irão garantir um sono reparador!

Você já se perguntou por que algumas pessoas conseguem dormir profundamente enquanto outras lutam contra a insônia? Neste eBook, o Dr. Renan Iegoroff, renomado neurologista e especialista em medicina do sono, revela os segredos para transformar suas noites e garantir um sono reparador.

Vamos cuidar do seu sono?

Agende uma conversa e melhore a sua saúde e seu bem-estar.