Estamos construindo uma carreira de sucesso, seja como pessoa física e/ou pessoa jurídica estamos todos os dias acumulando: conhecimento, networking e patrimônio.
Nossa maior força de trabalho na medicina somos nós mesmos. Trabalhamos todos os dias por horas a fio e rapidamente conseguimos gerar riquezas, mas devemos ter o cuidado de planejar a proteção de tudo que estamos construindo.
Em outro texto recente comentei um pouco sobre o seguro de responsabilidade civil, responsável por assegurar o médico em caso de processos e diligências com pacientes (leia sobre), este é responsável por trazer uma segurança ao patrimônio construído com relação a tais acontecimentos, porém, ainda é necessário blindar o profissional com relação a situações que impactem diretamente na capacidade laboral, produtiva do profissional. Imagine só, se você profissional médico ficasse incapacitado de trabalhar por 12 meses, a partir de hoje, como estaria seu patrimônio e sua renda nesse período ? Comprometida ?
Estamos sujeitos às intempéries da vida como qualquer outro cidadão deste mundo, portanto, na jornada de crescimento profissional devemos assegurar nossa proteção individual, e para isso duas modalidades entram em destaque: Seguro de Vida Resgatável (SVR) e a Diária de Incapacidade Temporária (DIT) [1].
Iniciando pelo SVR, essa modalidade de seguro é responsável por trazer benefícios em caso de algum sinistro ao segurado (exemplo: diagnostico de doença terminal, acidente ou morte), nessa modalidade é possível montar sua apólice conforme as suas necessidades e gostos, e diferente dos seguros tradicionais de vida, as parcelas são fixas (corrigidas pelo IPCA), logo, o valor a ser resgatado também será corrigido conforme rendimento do fundo de investimento. O SVR permite que o beneficiário resgate o prêmio total ao término do contrato (varia de acordo com a apólice e seguradora) ou recebimento mensal de pagamentos, permitindo renda extra no futuro (podendo complementar seu plano de aposentadoria), essa modalidade não é alienável em processos, portanto, não será penhorada. Devido à flexibilização da construção do SVR, esse deve ser pensado de acordo com a fase que você se encontra, permitindo, portanto que seu dinheiro seja usado da melhor maneira e seu patrimônio esteja protegido [1,2,3].
O DIT é complementar ao SVR, uma vez que este cobre afastamentos temporários sem necessidade de internação, o que não acontece com o SVR, portanto, a melhor proteção irá ocorrer na vigência de ambos. O DIT é variável conforme a apólice, porém, permitirá em caso de ocorrer um agravo, o acionamento e o recebimento de uma renda mensal por um período pré-determinado na contratação, garantindo, portanto, renda ao segurado nessa vigência.
Perceba que a proteção do médico vai muito além do registro em prontuário, estamos iniciando aqui uma discussão sobre “Blindagem Médica” que será tema de próximos textos e contarão com participação de especialistas em diversas áreas, mostrando aspectos jurídicos, tributários e legais de proteção, mas até esse ponto já conseguimos perceber que para o médico poder trabalhar com a certeza que seu esforço está protegido é essencial à contratação de um Seguro de Responsabilidade Civil (SRC), Seguro de Vida Resgatável (SVR) e uma Diária de Incapacidade Temporária (DIT). E os custos disso tudo? Pois bem, isso deve ser levado em conta de acordo com o período de vida que você se encontra, em fase de enriquecimento e conquista do patrimônio é essencial à proteção, caso esteja planejando seu futuro e o crescimento profissional, também, adapte essa necessidade a sua renda mensal atual e futura, caso esteja planejando especializar-se através de um programa de residência médica, calcule sua renda futura e os gastos, veja se vale a pena contratar agora o DIT e o SVR, mas tenha sempre o SRC, e busque ativamente ter sua proteção 100%.
Entenda sua carreira e planeje seus passos, o médico tem que saber cuidar tão bem de si quanto cuida de um paciente, leia, estude e conheça as formas de gestão da sua carreira.
Dr. Renan Iegoroff, médico pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – CRM 214250
Sugestões de Leitura
[1] Gomes, Francinaldo Lobato. Enriquecer faz bem à saúde. Rio de Janeiro, DOC Content, 2018. 1Ed – 368p. ISNB 978-85-8400-107-1
[2] É possível usar seguro de vida resgatável como reserva financeira?. Acessado em 27 de junho de 2020. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/patrocinados/seguro-de-vida/e-possivel-usar-seguro-de-vida-resgatavel-como-reserva-financeira/
[3] Seguro de Vida Resgatável – O que é o e porque você deveria fazer um?. Acessado em 27 de junho de 2020. Disponível em: https://londoncapital.com.br/blog/seguro-de-vida-resgatavel-o-que-e-o-e-porque-voce-deveria-fazer-um/
[4] E se você não puder trabalhar, como fica sua renda?. Acessado em 27 de junho de 2020. Disponível em: https://aindabem.com.br/seguro-de-incapacidade-temporaria/